segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Líder Flex

Nossa geração é contemplada com uma farta literatura sobre liderança entre os vários autores destaco James C. Hunter com seu livro Como se tornar um líder servidor, os princípios de liderança de o monge e o executivo.

Também não posso deixar de mencionar John C. Maxwell com os livros, As 21 irrefutáveis leis da liderança,Vencendo com as pessoas, O livro de ouro da liderança entre outros títulos conhecidos e de muito proveito. Óbvio que há muito mais autores e obras magníficas que contribuem com a formação e o desenvolvimento de um líder e que para não estender o texto que escrevo me dou o direito de não citá-los nesse momento.

Após ler várias obras e participar de alguns congressos de liderança como o Haggai e a Sepal, posso traduzir liderança como a capacidade de influenciar pessoas através do exemplo, oratória e ensino do líder para os liderados. Alguns palestrantes motivacionais subtraem da bíblia ações e exemplos de Jesus, já ouvi citarem as ações do mestre servindo aos seus discípulos e anunciando um método para a liderança, o líder servo, por exemplo, Jesus lavando os pés dos discípulos.

Se duvidas o próprio Jesus disse que Ele veio para servir e não para ser servido, o tema que dei a esse texto o líder flex ocorreu pelo fato de observar na vida de Jesus ações que foram além de servir. Quando foi preciso Jesus exortou, falou mais duramente, Jesus serviu, mas também cobrou se indignou com a falta de fé e comprometimento do povo da sua época. Jesus bateu nos cambistas que transformaram a casa de Deus em comércio, alguns discípulos abandonaram Jesus quando Ele disse quem não comer da minha carne e não beber do meu sangue não tem parte comigo, Jesus previu um castigo para Corazim e Betsaída pela sua falta de fé.

O líder é exigido em vários momentos para lidar com diversas situações e a resposta nem sempre é a mesma, seria como usar o martelo para o prego, para o parafuso, para o cabo elétrico, ou seja, para cada necessidade existe uma ferramenta apropriada. Não há como ter uma resposta ou um comportamento padrão para todas as situações, encontro no exemplo de Jesus base para dizer que o líder deve saber como agir em cada ocasião, o líder precisa ser flexível, saber amar, perdoar, cobrar, exortar, ensinar, ajudar e ser perseverante.

Há lideres que são extremamente amorosos, porém não conseguem tratar dos problemas de sua equipe, são conhecidos como lideres “clube de campo” mascara o problema com um almoço, passeio, acampamentos, mas não confrontam pessoas e situações com o intuito de resolvê-los. Há lideres que são extremamente ativos, decididos, dinâmicos, porém não conseguem manter pessoas, agrupá-las, motivá-las, amá-las e conduzi-las em um só objetivo.

A liderança Flex a meu ver é a ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário