sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conviver bem em equipe


Para conviver bem em equipe não se deve adotar comportamentos arrogantes ou artificiais. Ser genuinamente amistoso com os demais é a grande sacada. Afinal, a maior causa de aborrecimentos do ser humano é outro ser humano, não é verdade? Muito embora também a maior causa de alívio desses aborrecimentos seja outro ser humano, também.

Podemos afirmar que muitas situações que vivenciamos diariamente, agradáveis ou não, são fruto de nosso próprio comportamento com relação ao próximo. Da nossa pré-disposição para as relações.
Podemos dizer ainda que para convivermos emocionalmente bem precisamos estar equilibrados e devemos aperfeiçoar nossa capacidade de troca com nossos semelhantes, através da adoção de uma postura mais afetuosa. Afeto! Pois é, tenho falado muito sobre isto nos últimos tempos. Precisamos agir de forma desinteressada e trocar carinho genuíno.
Muitos estudiosos afirmam que nossas frustrações, mágoas e irritabilidade são proporcionais àquilo que esperamos dos outros; quanto mais esperamos, mais sofremos. É por isso que muitas pessoas se encontram “em maus lençóis”, simplesmente por fazer as coisas sempre esperando retribuição. Então não devemos esperar nada de ninguém? Não, não devemos, pois quanto mais esperamos mais corremos o risco de nos frustrarmos.
Bom mesmo é fazer tudo aquilo que devemos fazer de coração, sem esperar nada em troca. Logo experimentamos o imenso prazer em fazer as coisas por uma questão de consciência. Assim, quando algum reconhecimento vier de seu semelhante será um momento muito agradável, e se nada vier será normal.

O importante é praticar a consideração e o respeito pelo próximo. Além de conviver bem com os demais, você terá amigos verdadeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário