Com direção de Eric Till, o filme mostra a história de Martinho Lutero, que após ser atingido por um raio, entrou para um mosteiro, acreditando que isso foi um chamado dos céus. Assim ele virou monge, no entanto ele começou a observar ações contrarias às suas ideologias na Igreja Católica, e passou a se perguntar sobre a ética e a sua influencia nos fieis. Às vezes acreditava que estava sendo testado pelo Diabo.
Com isso escreveu suas 95 teses e decidiu pregar na porta da igreja, de tal modo que foi preso e excomungado, pois a Igreja Católica alegava que suas palavras contradiziam a Bíblia. Agora Lutero era um fugitivo, mas continuava com sua fé em Deus inabalada. Mas isso teve seu lado bom para o monge, uma vez que a partir de então a população começou a contestar a Igreja Católica.
Ocorridos os eventos em Augsburg, que auxiliaram na libertação religiosa e também a constante luta por uma reforma nas leis Católicas- a chamada reforma protestante- o que era inaceitável, começa então a surgir o protestantismo. Os seus efeitos são apresentados até os dias atuais e suas idéias foram continuadas em busca da extensão.
É uma obra adorável, que relata a dificuldade se mudar um preceito que é aceito por todos como sendo uma verdade absoluta. Mostra que é muito mais fácil criar, do que mudar e ser aceito. Mas são de fundamental importância o questionamento, a mudança e a atualização às novas realidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário