A idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.
A utilização da análise SWOT é uma ótima oportunidade para que consigamos identificar no que somos bons, onde precisamos melhorar, visualizar possíveis oportunidades e nos resguardamos de futuras ameaças. Lembre-se que você pode usar a análise SWOT pode ser aplicada em sua vida (profissional, pessoal), bem como na sua organização.
Regras simples para uma análise SWOT bem sucedida
- A análise SWOT deverá distinguir entre: onde sua empresa se localiza hoje e onde ela estará no futuro.
- A análise SWOT deverá ser sempre específica. Procure evitar áreas desconhecidas.
- Sempre aplique a análise em relação a seus competidores, por exemplo: os melhores e piores fatores entre sua empresa e a competição.
- Mantenha sua análise SWOT curta e simples. Evite complexidade e análise demasiada.
- A SWOT é subjetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário